9.11.15

Cuidado com as cutículas - Parte I

Oiii meninas, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco sobre tratamento das nossas mãozinhas! Seja sua unha mini, média, grande ou extra grande, venha conferir esse post de hoje recheado de dicas com cuidados para nossas Cutículas!!! De que adianta termos unhas belas, grandes, extraordinárias se não damos a devida atenção para a manutenção das nossas cutículas? A cutícula transforma todo o look da nossa unha, independente se você a tira ou não.

Vou dividir esse tema "Cuidado com as cutículas" em duas partes, a "Parte I" que está sendo esse post, mostrando para vocês o porque das nossas unhas ficarem com as cutículas ressecadas, e o próximo post "Parte II", vou mostrar para vocês os meus segredos com os cuidados que eu levo dia a dia juntinho na bolsa para cuidar das minhas mãos...

Todas devem saber que retirar as cutículas com o alicatinho de unha não é o mais aconselhável não é mesmo? Essa é uma prática que nós brasileiras acabamos adquirindo com o tempo e muitas de nós não abandonamos de jeito algum. Quando acabamos tirando pela primeira vez essas cutículas elas começam a crescer sempre (algumas vezes ainda maior do que já eram), e tem várias formas de cuidar das cutículas sem o alicatinho, e que podemos trazer aqui para vocês algumas dicas, quem sabe?! Mesmo sabendo que não é interessante retirar, acabamos retirando, seja com o alicatinho ou não... Aos poucos vou adotando práticas para não "machucar" mais minhas cutículas, e é muito difícil rs, pois adoro uma cutícula bem funda!

Você retira? Não retira? Independente de qual for a sua resposta não adianta, elas acabam ficando ressecadas... não por que você não cuida simplesmente. Mas o contato a diversos fatores que contribuem com isso, por exemplo:
  • Frio: pode não fazer sentido para você, mas o tempo frio acaba ressecando muito nossas cutículas e nossas mãos. Esse tempo é o que contribui para as cutículas racharem e descascarem com mais facilidade. O ideal é sempre proteger suas mãos em tempos assim, e usar luvas quando estiverem ao ar livre.
  • Produtos Químicos: Nós mulheres não conseguimos fugir da limpeza das nossas casas (por mais chato que seja, e que queremos sim fugir rs), mas não adianta... temos que cuidar de tudo isso e melhor do que ter nossa casa limpinha e cheirosinha temos que tomar muito cuidado com as nossas mãos. Caso você se preocupe em ter uma casa em ordem e uma mão digna deve tomar alguns cuidados com esses produtos que acabamos utilizando. Utilizar as luvas de borracha é o mais ideal nesses casos, pois cuida da sua unha não deixando ela ter contato com os produtos.
  • Lavar louças: O detergente que utilizamos para lavar as nossas louças é um inimigo das cutículas de unhas, usar as luvas de borracha também o mais aconselhável nesse caso. Pra quem não gosta de luvas de borracha podem apostar naquelas cirúrgicas, sabe? Elas aderem melhor ao formato da mão e tem o mesmo efeito. 
  • Acetona: Evite utilizar os removedores de esmaltes com acetona, invista nos removedores SEM acetona. A acetona desidrata as nossas cutículas que vocês não fazem ideia.
  • Água quente: Muito contato com água quente, não ajuda em nada na hidratação das cutículas... vamos tentar evitá-las.
  • Manicures e pedicures maldosas: Se você não consegue fazer sua própria unha, tenha muuuuuito cuidado ao escolher uma manicure e uma pedicure. Primeiro cuidado que você deve ter é ter o seu próprio Kit Manicure (alicate, espátula, lixas, palitos...), tem manicure por ai que nunca toma os devidos cuidados com as "ferramentas" que utiliza, e acaba usando o mesmo em todas as clientes do dia. Além desse cuidado com o Kit, tome cuidado ao escolher a manicure!!! Algumas manicures vão tão fundo nas cutículas que acabam machucando, tirando os famosos bifinhos e tudo isso além de sangrar, pode ocasionar em uma infecção e sempre dói muito quando essas coisas acontecem.
  • Não hidratação: Pode parecer bobeira, mas não hidratar as mãos faz com que as cutículas fiquem ainda mais ressacadas. Tenha sempre nas bolsas e por perto um creminho próprio para as mãos e hidrate sempre.

De verdade mesmo, são infinitas práticas diárias que nos levam a esse ressecamento das cutículas.

Eu como professora sofro muito com o giz escolar... pois é, onde eu dou aula ainda existe esse danado, e por mais que eu de umas indiretinhas para os responsáveis, os quadros negros não são trocados por quadros brancos! Por isso ando sempre na bolsa com um creme, e com vários hidratantes para a cutícula... É tão triste isso, pois o giz escolar detona até mesmo com o crescimento das minhas unhas viu :/ E olha que eu compro o meu próprio giz (antialérgico), pois os que a escola fornece é UÓDOBOROGODÓ! rs 

Temos que hidratar nossas cutículas para ter um resultado perfeitos principalmente nas esmaltações! De nada adianta uma unha colorida com os nossos vidrinhos de esmaltes, e uma cutícula nojenta! Diante mão já conto um dos meus segredinhos: CREME PARA MÃOS! Sim, tenho ele por perto sempre e pelo menos uma vez por dia passo ele (não apenas nas unhas e cutículas, mas nas mãos de fato)... Também utilizo luvas para muitos dos serviços domésticos, no começo você estranha a presença da luva, mas com o tempo você se acostuma.

Maaaaaaaaaas, não é apenas esse cuidado que eu levo não rs! Tenho mais três segredinhos, e que vou contar para vocês no próximo post "Cuidando com as cutículas - Parte II", aguardem novidades!!!

Beeeijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário